terça-feira, 21 de abril de 2009

Projeto Setor Noroeste pretende acabar com reserva indígena no DF. (7ª Edição)

Mais uma vez o dinheiro fala mais alto do que a vida, a cultura e a felicidade do povo.
O Setor Noroeste é um projeto ambicioso do Governo do DF, que pretende acabar com o Santuário Sagrado dos Pajés, uma reserva indígena, junto com o Cerrado Nativo da área, para a construção de um bairro destinado, como sempre, à burguesia.
Porém, a resistência Sagrada do Santuário dos Pajés continua viva, mesmo com todo terrorismo psicológico do Governo que, no dia 16/01 fez questão de cercar a região do Santuário com placas de propaganda do Setor Noroeste. Placas que, por incrível que pareça, chamam o maior projeto da especulação imobiliária da capital do país de “Ecovila”, pelas falsas promessas de sustentabilidade, mas é claro que eles chegam a esse ponto, pois a estimativa é que as transações cheguem a 11 bilhões de reais.
Segundo uma pesquisa realizada, “Ecovilas são comunidades urbanas ou rurais de pessoas que tem a intenção de integrar uma vida social harmônica a um estilo de vida sustentável.” Para alcançar este objetivo, as ecovilas baseiam-se na produção local e orgânica de alimentos; utilização de sistemas de energias renováveis; utilização de material de baixo impacto ambiental nas construções; diversidade cultural e espiritual etc. Com certeza é um tremendo cinismo chamar o tal projeto de Ecovila, uma vez que eles irão destruir uma reserva ambiental, retirar dos índios seu Santuário (diversidade cultural e espiritual?) e cabe ao leitor concluir se a burguesia que residirá no local irá usar material de baixo impacto nas construções, produzir o próprio alimento e utilizar energia renovável...
Os indígenas do Santuário dos Pajés não pedirão nenhuma indenização, e jamais aceitarão qualquer acordo com o Governo do DF, tudo o que eles querem é continuar morando e cultivando sua terra, que nunca poderá ser substituída pelo valor sentimental que ela tem. Valor sentimental que o Governo quer transformar em dinheiro, mesmo com várias leis que defendem a liberdade de culto e o respeito à religião dos índios. Aliás, vale lembrar que o vice-governador do DF é dono da maior imobiliária da região. Coincidência, não?!
E você, deixará os políticos que roubam seu dinheiro pra comer caviar e andar de BMW destruírem mais ainda o seu mundo? Deixará que eles destruam a cultura de índios que só precisam de sua terra para ser felizes? Deixará, mais uma vez, que os ricos fiquem cada vez mais ricos, e que os oprimidos, que desejam ver o verde das matas, morram de fome por causa do verde das notas de dólares?
Para assinar a petição contra o projeto e ter informações, acesse:
http://santuariodospajes.naxanta.org/

O SANTUÁRIO SAGRADO DOS PAJÉS NÃO SE MOVE!
Por Mandi Mauzoleu.

Nenhum comentário: